quinta-feira, 3 de julho de 2014


 Copacabana, Rio de Janeiro, RJ

Praia de Copacabana


Bairro do dia de hoje é sobre a célebre Princesinha do Mar: Copacabana, o bairro mais famoso do Rio do Janeiro e do Brasil. Ou apenas “Copa”, como é carinhosamente chamada pelos cariocas.

Com seu IDH de 0,956, Copacabana é em sua maioria de classe média-alta e alta, igual ao seu vizinho Ipanema. Mas é marcante a presença de moradores de todas as classes, etnias e credos, tornando-a um dos bairros mais diversificados da Zona Sul, Rio de Janeiro.


As origens de Copacabana datam do século XVII, quando comerciantes trouxeram para a região a réplica de uma imagem peruana de Nossa Senhora.  A imagem original, localizada às margens do lago Titicaca, fora apelidada pelos locais de “Kupakawana”, expressão de origem inca que “aquela que olha o lago”.
A expressão acabou adaptada ao português da época, originando o nome de Copacabana. Este nome, inicialmente, designava apenas a capela construída para abrigar a réplica, já que a região continuava um grande areal frequentado apenas por pescadores. A capela só durou até 1914, mas o nome se mostrou eterno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário